sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Green

Hoje o dia voltou a clarear demasiado e bastante cedo (ainda estou para perceber porque é que não existem estores nesta terra…), apesar de as previsões indicarem chuva, o que se confirmou mais tarde, a partir da hora de almoço. Depois de tudo organizado aqui pela residência, eu e o André P apressámo-nos a apanhar o nº 15 até à Vestre Ringgade e a mudar para o nº 8, que nos levaria até ao Campus da Universidade (Aarhus Universitet, AU).
Aí tratámos de alguns assuntos burocráticos (assinar o contrato, preencher o formulário para o certificado de residência, tirar umas fotocópias do BI e do passaporte, etc.) e ainda tivemos oportunidade de indicar o caminho a umas alunas de intercâmbio que acabavam de chegar (estamos na cidade há quatro dias e já é assim!).
Uma vez que nos despachámos bastante cedo e que ainda faltava muito tempo até serem horas de nos encontrarmos com o André holandês (André B), resolvemos passear e ir até à Handelshøjskolen (Aarhus School of Business, ASB), que é onde, em teoria, vamos passar a maior parte do tempo nos próximos meses.

Handelshøjskolen (ASB)

Já lá tínhamos estado na quarta-feira, mas apenas para perguntar umas coisitas e almoçar; desta vez houve tempo para explorar (praticamente) todos os edifícios e tirarmos (correcção, para eu tirar) algumas fotos.
Depois de vermos que nenhuma das cantinas da faculdade estava aberta, acabámos por nos decidir (leia-se resignar) e ir até ao Caféen, onde as massas frias foram suficientes para amornar os nossos estômagos vazios.
Já com forças redobradas fizemo-nos ao caminho e voltámos a apanhar o nº 15 em direcção ao centro da cidade. Através do nosso sentido de orientação decididamente genial, conseguimos ir ter à Hovedbanegården (estação central de comboios) e, como ainda tínhamos tempo, entrámos. Muito mais do que uma estação de comboios, o enorme edifício consiste num autêntico centro comercial. Perdemo-nos na primeira loja em que entrámos (filmes, música, jogos, televisões, ...), e ao fim de 25 minutos fomos forçados a sair para ir ao encontro do André B.
Em instantes o Sean (EUA) juntou-se a nós, sendo seguido pelo Tural e por dois rapazes e uma rapariga de Singapura. Com o grupo completo dirigimo-nos ao cinema mais próximo e, depois de vermos The Expendables (Os Mercenários), fomos matar a fome à Subway, aproveitando a promoção em vigor.
Já de estômago cheio e com o grupo dividido, servimo-nos da companhia dos nossos guias, André B e Tural, e percorremos as ruas do centro, enquanto ouvíamos dicas e pormenores acerca de algumas lojas. Por essa altura, a chuva começou a fazer-se sentir, e aproveitámos a deixa para entrar naquilo que mais se assemelha a uma “loja dos 300$” por estas bandas (“Ten Krona Shop”, nas palavras do André B). Na verdade é uma loja que vende uma imensa variedade de produtos (filmes, cds, cadernos, velas, brinquedos, pastilhas elásticas, chocolates, objectos decorativos, jogos, etc.) a 10, 20 ou 30kr.
Para o fim da tarde (sensivelmente às 16h30), os nossos guias reservaram-nos o mais agradável à vista: Botanisk Have (Jardim Botânico).

Botanisk Have
Den Gamle By vista do Botanisk Have











Em jeito de despedida, o Tural afirmou algo que a sua avó insiste em repetir: quando se está cansado, o melhor que temos a fazer é olhar para o verde (no geral) que nos rodeia; não pude deixar de me lembrar das horas passadas nos relvados da NOVA e de concordar com ele (o que é que os restantes Leões têm a dizer?). 


E quanto ao resto, as fotos falam por si.


5 comentários:

tia Nini disse...

Ana
Vejo que além de bem instalada e integrada também já dominas os espaços, indicando o caminho às "novatas". Foi uma adaptação rápida.
As tuas fotos são um mimo. Tudo lindo!
Como despedida e só mais para logo (vai agora porque logo é-me impossível)envio uns versos da Florbela Espanca.

Anoitecer
A luz desmaia num fulgor de aurora,
Diz-nos adeus religiosamente...
E eu que não creio em nada, sou mais crente
Do que em menina, um dia, o fui... outrora...

Dorme com os anjos!
Beijinhos da tia Nini

Igo disse...

Bonitas fotos!

E já mandas bitaites e tudo por aí =P hehe
Parece mesmo que as coisas estão a correr bem...

Com essas fotos dá mesmo vontade de ir aí fazer uma visita... (Cama já tenho né? =P hehe)

Beijinho ShôShô ***

Rui Pascoal disse...

Que sempre ouviste os conselhos do teu irmão eu nunca duvidei (ver comentário post 18/08), mas, aqui para nós que ninguém nos ouve, não os sobrevalorizes demasiado…

Any disse...

Não sou leão como bem sabes, mas adoro o verde, assim como o azul, do céu e do mar.A paz, a serenidade, pode-se encontrar em qualquer lugar.Mas há locais previligiados, sem dúvida!

Anónimo disse...

Pelo que me foi dado ver, tudo isso é muito "green". O verde é esperança... e também é um bom vinho, servido muito fresco.
Bjos.
Avó Tina