terça-feira, 23 de novembro de 2010

Neve; muita neve

“Foreigners, why are you here? You’re here because of the education or you’re here because of ‘Klubben’?!”

Educação, cultura, recomendação, língua, amizade, experiência, distância, custo, … Muitas são as razões que levam uma pessoa a decidir o destino de Erasmus, mas nem todas chegam a ser completamente racionais. Uma delas é o clima.
“Ah, assim está bem! Se voltasse para Portugal sem ver neve, ficava deprimida.” – aparentemente, o meu comentário levemente exagerado é partilhado por outros, inclusive aqueles mais habituados a estas condições atmosféricas. O que é certo é que isto de ser a primeira vez que vejo neve ao vivo (OK, em ’93 também a vi, mas não é como se me lembrasse… E da outra vez, em Leiria, quando “nevou” durante 15 ou 20 minutos também vi, mas acho que aqueles pedaços de gelo derretido (água fria, vá) não se podem considerar flocos de neve…) tem muito que se lhe diga. Há que aproveitar agora para fazer aquilo que sempre quis fazer e nunca fiz (ou, mais uma vez, que não tenho memória de ter feito), nomeadamente um boneco de neve. Ou um “anjo” na neve. Ou uma luta de bolas de neve. Ou andar de ski. Ou simplesmente aproveitar a vista e tirar fotografias…
Com isto em mente, no regresso das aulas, e depois de ter passado pelo supermercado para abastecer a dispensa, ignorei o frio (“feels like: -6ºC”), peguei na máquina fotográfica e lá fui à procura de um sítio que não tivesse sido já pisado. Depois de uns momentos não pude resistir mais e a vontade de aprender apoderou-se de mim. Não, não voltei para casa para acabar a minha essay sobre o sistema de saúde dinamarquês; meti mãos à obra e fiz o meu primeiro boneco de neve – ou o primeiro que me lembro de fazer.


Não está fantástico, mas tal como o de ’93 (segundo as fotos) é pequeno e tem chapéu. É totalmente biodegradável, ecológico e amigo do ambiente. A margem para melhorar é também notória e intencional – afinal, tenho um mês para gerir e chegar à perfeição.

7 comentários:

Rui Pascoal disse...

Não sendo fantástico, como dizes, também não está assim tão mal.
Tendo em conta que buscas a perfeição, o que eu compreendo e aceito, receio que um mês não vá chegar. Mas podes ficar tranquila que da minha parte não colocarei qualquer obstáculo ao prolongamento da tua estadia.
:)

Any disse...

Pois eu, ao contrário do RP, ponho MUITOS "obstáculos ao prolongamento da tua estadia".
Se já sonho com o teu regresso e as saudades só aumentam inversamente ao tempo que falta, se a isto se chama egoísmo, então posso afirmar sem vergonha : eu estou MUITO EGOÍSTA!
Ah, o boneco está lindo!!!

Di* disse...

Partilho o egoísmo da Any! :D

Mana volta, estás perdoada! ;)
Falta um mês menos um diaaaaaa! :D

Egoísmo à parte, gosto do teu boneco de neve, sempre é maior que o meu, que fiz em Andorra :P

R.P. disse...

É da foto ou o boneco não tem nariz? Cheira-me que não te andas a aplicar nem no estudo, nem na diversão. Antes pelo contrário! :*

shorty disse...

Acho que todo esse tempo de volta da tese te deu cabo da vista: o nariz está lá e bem visível. :p

Avó Tina disse...

Tem nariz, sim senhora. O teu mano está um pouco "pitosga". E quanto ao tamanho, está mais ou menos proporcional ao tamanho da "fabricante", não achas? Olha, (está a olhar) se o fizesses grande, como é que lhe chegavas para colocar os olhos, por exemplo?Deixa-os lá falar, ou melhor, escrever! Está óptimo. E já falta pouco para o regresso. Ainda hoje comentei isso na Ângela. Por falar em Ângela, pretendes alguma marcação? É só dizeres.
Beijinhos e "posta" mais fotos com neve.

R.P. disse...

Não desculpes o mau ângulo da foto com a minha visão quase perfeita. :P