segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bruxelas

Com pausas mais frequentes do que seria necessário/desejado, quinta-feira, quinze longas horas depois de termos deixado para trás a ASB finalmente chegámos a Bruxelas. Entre a uma e as três da tarde houve tempo para almoçar, fazer o check-in no hotel (“Maison du Dragon”), tomar um duche ou dormir uma sesta para recuperar energias.
Mais ou menos restabelecidos, lá nos arrastámos durante a primeira visita guiada que estava planeada (andar duas horas e meia a pé, depois de tanto tempo sentados, não é fácil…). Neste passeio visitámos a Praça dos Mártires, o Centro Belga de Banda Desenhada, a Catedral, observámos a sede do Parlamento Belga no Palácio da Nação, atravessámos o Parque de Bruxelas, vislumbrámos o Palácio Real, o Bozar, o Museu dos Instrumentos Musicais e por fim a Praça Grande, praça central de Bruxelas onde se pode ver o edifício da Câmara Municipal, o Hotel da Cidade e a Casa do Rei, entre outros.
Sem interesse em provar cerveja belga (que por aquela altura já nem era novidade) e após uma noite sem pregar olho e um dia tão longo, acabei por voltar para o hotel pouco depois de jantar, para descansar e tentar (sem efeito) curar a constipação.
Sexta-feira (bem cedinho) fomos visitar a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu. Na CE, graças à boa vontade do responsável pelos serviços legais, Béla Béres, tivemos oportunidade de nos sentarmos na cadeira do “Mr. Barroso” e de brincarmos (muito a sério) com os microfones e o sistema de som das salas de traduções (foi, sem dúvida, agradável poder relaxar, depois de horas e horas a ouvir apresentações sobre a UE – quanto aos outros não sei, mas para não adormecer tive que me concentrar em nomear mentalmente as capitais europeias, enquanto apontava para o respectivo país no mapa…).
Com o resto do dia por nossa conta, foi altura de atravessar a cidade a pé e fazer algumas compras: enquanto uns se divertiam com bandas desenhadas, waffles e chocolates belgas, eu entrava na farmácia mais próxima (e a constipação a piorar -.-‘)… Depois disto, bastante cansados (no meu caso, de respirar…) e para fugir ao frio e à chuva, voltámos ao hotel ainda antes de jantar.
Sábado acordámos mais tarde (8h30) e fizemos outra visita guiada, desta vez de autocarro. Depois de percorremos a cidade de uma ponta a outra e de tirarmos fotos nalguns locais emblemáticos, voltámos à Praça Grande para ouvirmos um par de histórias engraçadas sobre aquela zona específica. Com a visita terminada, os 43 alunos dividiram-se em grupos mais pequenos de acordo com os planos para aquela tarde, e depois de almoço eu e mais 5 fomos de metro até ao Atomium. A estrutura deste edifício representa um átomo de ferro ampliado 165 biliões de vezes e no seu interior tivemos acesso a algumas exposições e a uma vista panorâmica sobre a cidade.
Posto isto, voltámos para o centro da cidade e saudámos as waffles belgas com um sorriso. Como despedida da cidade juntámo-nos para uma noite internacional e domingo pela manhã regressámos ao autocarro e fizemo-nos a caminho: Bélgica, Holanda, Alemanha e, por fim, Dinamarca.
Ah, como é bom estar em casa…

(As fotos ficam disponíveis no próximo post)

5 comentários:

Di* disse...

Shhh you're not at home! :q

home sweet home it's what you'll say when you arrive here ^^

Avó Tina disse...

Isso é que foi passear! Mas, bolas, com uma constipação dessas...na farmácia venderam-te alguma coisa que te curasse? Não há nada como um bom copo de leite bem quente, com uísque (convém ser mais uísque, que leite) ao deitar. Além da pessoa ficar "grogue", transpira que se farta e ... adeus constipação. Era a receita do teu avô em África. Resumindo e concluindo, gostaste do passeio? valeu a pena o sacrifício? E a cadeira do Mr. Barroso é cómoda? Caso não seja, não quero que o senhor "passe mal": comprasse-lhe uma no IKEA e envia-se-lhe... mas ele que a monte.
Beijinhos e as melhoras.

Rui Pascoal disse...

Se a razão para não teres colocado nenhuma foto se deve à tua constipação eu até compreendo e aceito. Sentada na cadeira do Mr. Barroso, com o pingo a cair do nariz, ainda corrias o risco de te chamarem ranhoso...
:)

Avó Tina disse...

Atenção!Dei um erro de palmatória:
"Compra-se-lhe" e não "comprasse-lhe"... ai Maria, Maria!! Peço desculpa, minha gente!

Any disse...

Apesar de bem constipada, penso que valeu a pena, não achas?